Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Aspidosperma desmanthum Benth. ex Müll.Arg. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-02-2012

Criterio:

Avaliador: Marcus Alberto Nadruz Coelho

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie com larga distribuição no Centro-Oeste e Norte brasileiros, com ocorrência em unidades de conservação (SNUC), sem informações de ameaça.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Aspidosperma desmanthum Benth. ex Müll.Arg.;

Família: Apocynaceae

Sinônimos:

  • > Macaglia desmantha ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Nomes populares: "cabeça-de-arara", "muirapiranga", "pequiá-marfim-do-roxo", "piquiá-marfim" ("peroba-mica"). Esta espécie foi relacionada na lista de sinônimos de A. album no estudo de Woodson (1951), porém considerada como espécie válida no estudo de Marcondes-Ferreira (1988). Naquele estudo o autor cita a semelhança desta espécie com A. spruceanum e comenta que as duas espécies são delimitadas principalmente por características de nervação das folhas. Estas informações não foram publicadas porém o material identificado por Marcondes-Ferreira (1988) consta na lista de ocorrências (Koch, com. pess.).

Distribuição

Norte (Amapá, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia), Nordeste (Maranhão), Centro-Oeste (Mato Grosso) (Koch; Rapini, 2011).

Ecologia

Flores de maio a setembro (Marcondes-Ferreira, 1988)

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Vulnerável" (VU) pela Lista vermelha do Pará (COEMA-PA, 2007).

Usos

Referências

- KOCH, I.; RAPINI, A. Apocynaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB004520>.

- NETO, W. M.-F. Aspidosperma Mart., nom. cons. (Apocynaceae): estudos taxonômicos. Tese de Doutorado. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 1988.

- KOCH, I. Comunicação da especialista Ingrid Koch, da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), para o analista Arthur Valente, pesquisador do CNCFlora, em 10/02/2012, 2012.

- CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, PARÁ. Resolução COEMA nº 54 de 24 de outubro de 2007. Homologa a lista de espécies da flora e da fauna ameaçadas no Estado do Pará., Belém, PA, 2007.

Como citar

CNCFlora. Aspidosperma desmanthum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Aspidosperma desmanthum>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/02/2012 - 16:20:34